segunda-feira, 6 de junho de 2011

Beechcraft Twin Bonanza

O Twin Bonanza foi desenvolvido pela Beech para ocupar um lugar entre o Bonanza e o Model 18. Foi um projeto de sucesso mas, no Brasil, os Twin Bonanza foram pouco comuns. O Táxi Aéreo RETA, de Londrina,  Paraná, operou três dessas aeronaves, o PP-APQ (D50), o PT-BTA e o PT-BXL (ambos modelos J50). Das seis aeronaves não acidentadas ainda constantes do RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, nenhuma estava em condição de voo até abril de 2011.
Todavia, o PT-BXL fez um voo de translado, de Campo Grande, no  Mato Grosso do Sul,  para uma oficina de aeronaves em Londrina, no início de 2011, para recolocar a aeronave em voo. Londrina, no Paraná, é, talvez, o principal ninho dos Twin Bonanza no Brasil. Além das aeronaves operadas pela antiga RETA - Redes Estaduais de Táxi Aéreo, um J50 encontra-se parado no pátio de uma oficina desde 1990, com pendências judiciais, ao relento e, atualmente, está em sofríveis condições de preservação, o PT-KSD. Este avião foi um dos últimos Twin Bonanza produzidos.
A história completa deste modelo pode ser conhecida no blog Cultura Aeronautica (link abaixo). Agradeço ao meu amigo Jonas Liasch que gentilmente cedeu o texto para publicação no LDB Spotter.




Nenhum comentário: