sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Sertanejo que deu a volta ao mundo!

O nosso aeroclube recebeu uma visita muito ilustre nesta semana. Pernoitou em seu pátio nada menos que o PT-RXE, o Sertanejo de Gérard e Margi Moss. Esta aeronave, carinhosamente batizada de "Romeo", levou o casal em sua viagem ao redor do mundo (1989-1992).
"Convivendo com o casal durante 14 longos anos, “Romeo” pousou suas rodas em incríveis 83 países" e "é o primeiro e ainda único avião leve sul-americano a dar a volta ao mundo". Atualmente ele é utilizado pelo casal no projeto "Rios Voadores" que busca "caracterizar a origem do vapor de água através da análise isotópica das amostras coletadas por avião".
Abaixo seguem os links do Projeto Rios Voadores e Mundo Moss com as características e história do avião e do casal. Agradeço ao meu amigo Jonas Liasch pela dica da presença da aeronave!!!
http://www.mundomoss.com.br/site/avioes/romeo
http://www.riosvoadores.com.br/





2 comentários:

Paulo disse...

Caramba mas como sera que eles conseguiam autonomia por exemplo para atravessar o oceano? incrivel

Paul

Betão disse...

Grande paulo bom dia!

nesta aeronave foi instalado diversos tanques auxiliares, onde permitia somente o Piloto e mais uma pessoa com suas bagagens.
apos a instalação dos tanques auxilires, esta aeronave chegou a atingir uma autonomia para 36 horas de vôo sem escala. da para ter uma ideia da quantidade de combustivel que hávia abordo? rsrs


Abraços