terça-feira, 13 de março de 2012

Spotting em LDB há 50 anos... ou mais.

Essas são fotos históricas do Aeroporto de Londrina, em alta resolução. São datadas de 1956 até 1964.
Estação de Passageiros, em 1958
A construção da Estação de Passageiros do Aeroporto de Londrina (naquela época, não se usava a denominação "Terminal") começou em 1956 e terminou em 1958. Os arquitetos militares que projetaram o prédio foram influenciados pelos projetos de Villanova Artigas para o aeroporto, encomendado anos antes pela prefeitura ao arquiteto, mas que acabaram não sendo realizados.
Inauguração da pista pavimentada do Aeroporto de Londrina, em 8 de abril de 1956 (foto: Haruo Ohara)
 A pista pavimentada de 1.600 metros do aeroporto foi inaugurada com uma grande festa pública no dia 8 de abril de 1956, que contou com a presença do Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, do Governador Moysés Lupion e do jornalista Assis Chateaubriand, além do comandante da 5ª Zona Aérea e outras autoridades. Essa foi a primeira vez que alguns tipos de aeronaves, como s Convair da REAL e os Scandia da Vasp, foram vistos por aqui.


Foto: Yutaca Yasunaka
Esta foto é de 1958, pouco depois da conclusão da pavimentação da Avenida Santos Dumont e da inauguração da Estação de Passageiros do aeroporto. Ainda não existia a Torre de Controle, e vários edifícios antigos do aeroporto, construídos em madeira, ainda estavam presentes.
Interior da Estação de Passageiros de LDB, anos 60.
As colunas em forma de "V", revestidas em pastilhado, são típicas da arquitetura de Villanova Artigas, e são semelhantes a elementos estruturais encontrados em outras obras do grande arquiteto, como a Estação Rodoviária e o Cine Ouro Verde. Todavia, Artigas não assinou o projeto. Reparem o restaurante então existente no mezanino, que oferecia uma excelente vista de todo o pátio.
Foto: Yutaca Yasunaka
 O fotógrafo Yutaca Yasunaka aproveitou a sombra da asa de um Douglas DC-3 para se abrigar, ao tirar essa foto da Estação, em 1959.
Foto: Yutaca Yasunaka
Essa foto de 1962 mostra a Torre de Controle recém inaugurada. As árvores recém plantada ainda estão pequenas, mas cresceram rapidamente, como se pode ver na foto logo abaixo, do mesmo local em 1964.
Foto: Yutaca Yasunaka
 Esta foto de Yutaca Yasunaka mostra os poucos veículos de apoio e as escadas de aeronaves, existentes em 1959.
Em 1964, as árvores plantadas na Rua João Maurício de Medeiros já estavam grandes o suficiente para proteger os carros de praça do sol.

Texto e comentários: Prof. Jonas Liasch (Aeroclube de Londrina/Unopar)

5 comentários:

BETAMPEX disse...

Junior sensacional estas fotos, fiz ate cópia para guardar nos meus arquivos sobre a historia do SBLO, tambem mantenho arquivos historicos do SBMG pois sao aeroportos que foram os grandes respónsaveis pelo desenvolvimento do Norte do Parana. Que saudosismo ver os DC-3 e DC-4 apesar que tenho uma vaga lembrança pois eu era muito criança na época

Obrigado por compartilhar

Paulo

LDB Spotter disse...

Grande Paulo

Na verdade precisamos agradecer ao meu grande amigo Jonas Liasch Filho por este espetaculo que nos foi apresentado. São raras e belas imagens que mostram que o quanto nosso aeroporto evoluiu em sua história.
Posso afirmar que esta é a melhor postagem já apresentada no LDB Spotter!!!!!!
Obrigado por deixar seu comentário por aqui.

Grande Abraço!!!!

TMA Londrina disse...

Vou além, melhor postagem de todas relacionadas ao Aeroporto de Londrina!

Abraço.

Aeroinga disse...

muito boa gostei parabens

Unknown disse...

Muito bom ver essas fotos, parabens!