Esta postagem é um tributo ao PR-GOL, um dos primeiros B737-700 da GOL, que foi retirado de serviço recentemente e será desmanchado nos Estados Unidos. Ele foi fabricado em 1997 e voou pela primeira vez no mesmo ano. Foi entregue a Maersk Air em 02/03/1998 com o prefixo OY-MRA e voou também na Air Malta com o mesmo prefixo e na Air Rose como TC-GHC. Foi entregue a GOL Linhas Aéreas em 19/12/2000. Informações fornecidas por Jonas Liasch Filho e Airfleets.net
segunda-feira, 30 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Fumaça Já!!!!!!!
A Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Londrina neste Domingo e o LDB Spotter estava lá para registrar esse momento. O tempo não ajudou e a luz ficou prejudicada mas as fotos apresentadas cumprem o papel de registro da passagem deste Esquadrão que, neste ano, completa 60 anos.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Contribuição do Leitor
Publicamos nesta postagens algumas imagens enviadas pelo leitor Marcos Gomes. As fotos foram feitas no inicio do mes de fevereiro. Gostaria de agradecer ao Marcos que sempre contribui com o blog.
terça-feira, 13 de março de 2012
Spotting em LDB há 50 anos... ou mais.
Essas são fotos históricas do Aeroporto de Londrina, em alta resolução. São datadas de 1956 até 1964.
![]() |
Estação de Passageiros, em 1958 |
A construção da Estação de Passageiros do Aeroporto de Londrina (naquela época, não se usava a denominação "Terminal") começou em 1956 e terminou em 1958. Os arquitetos militares que projetaram o prédio foram influenciados pelos projetos de Villanova Artigas para o aeroporto, encomendado anos antes pela prefeitura ao arquiteto, mas que acabaram não sendo realizados.
![]() |
Inauguração da pista pavimentada do Aeroporto de Londrina, em 8 de abril de 1956 (foto: Haruo Ohara) |
A pista pavimentada de 1.600 metros do aeroporto foi inaugurada com uma grande festa pública no dia 8 de abril de 1956, que contou com a presença do Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, do Governador Moysés Lupion e do jornalista Assis Chateaubriand, além do comandante da 5ª Zona Aérea e outras autoridades. Essa foi a primeira vez que alguns tipos de aeronaves, como s Convair da REAL e os Scandia da Vasp, foram vistos por aqui.
Esta foto é de 1958, pouco depois da conclusão da pavimentação da Avenida Santos Dumont e da inauguração da Estação de Passageiros do aeroporto. Ainda não existia a Torre de Controle, e vários edifícios antigos do aeroporto, construídos em madeira, ainda estavam presentes.
![]() |
Interior da Estação de Passageiros de LDB, anos 60. |
As colunas em forma de "V", revestidas em pastilhado, são típicas da arquitetura de Villanova Artigas, e são semelhantes a elementos estruturais encontrados em outras obras do grande arquiteto, como a Estação Rodoviária e o Cine Ouro Verde. Todavia, Artigas não assinou o projeto. Reparem o restaurante então existente no mezanino, que oferecia uma excelente vista de todo o pátio.
![]() |
Foto: Yutaca Yasunaka |
![]() |
Foto: Yutaca Yasunaka |
sexta-feira, 9 de março de 2012
Decolagens......
Nesta postagem apresentamos duas belas decolagens registradas pelo meu amigo e spotter Vitor Delalibera.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Passaredo
Apesar de ainda estar em análise, mas com status de Restrição por parte da Infraero, a solicitação da Passaredo de mais um vôo para Porto Alegre (POA) demonstra que a Companhia tem tido boa ocupação em Londrina. Caso o voo seja autorizado, teremos mais uma opção de horário para a capital gaúcha a partir de 02/04. Sucesso a Passaredo!!!!!! O leitor Marcos Gomes colaborou nesta postagem. Valeu!!!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Nova Contribuição
Publicamos nesta postagem fotos enviadas pelo spotter maringaense Matheus Netto, que esteve em Londrina para registrar o início das operações da Azul. E como todo bom spotter, ele não deixou de registrar todo o movimento e nos enviou fotos das aeronaves de todas as companhias que operam em Londrina.
Obrigado Matheus pelas belas imagens e continue nos enviando suas fotos!!!!!!
Azul:
Gol:
TAM:
Trip:
Passaredo:
Bônus: aviação geral
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Homenagem de despedida
O LDB Spotter faz, nesta postagem, uma homenagem a um grande amigo e piloto: Luiz Matheus de Lázaro. Hoje ele foi convocado para voar em outros ares. Se foi fazendo aquilo que mais amava na vida: VOAR. Que Deus traga conforto a sua família. Adeus meu amigo!!!!
Flagrantes do primeiro voo regular da Azul em LDB
A Azul finalmente começou a operar em Londrina, no dia 1º de fevereiro de 2012. A aeronave que cumpriu esse primeiro voo AD 4434, com chegada prevista às 10:30 h, foi o PR-AYA, o primeiro Embraer 195 entregue para a Azul.
![]() |
O PR-AYA estacionado no pátio de LDB - foto: Jonas Liasch |
O voo inaugural chegou às 10:26 h, mas partiu com cerca de 30 minutos de atraso. Provavelmente, o atraso deveu-se à falta de experiência do pessoal de apoio em terra.
![]() |
Primeio pouso do voo 4434 em Londrina, em 01/02/2012 - Foto: Jonas Liasch |
![]() |
O PR-AYA taxiando no pátio de LDB - Foto: Jonas Liasch |
![]() |
Equipes de terra se aproximando da aeronave - Foto: Jonas Liasch |
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Azul em Londrina
A Azul Linhas Aéreas iniciou no dia 01/02 suas operações regulares em Londrina. São dois voos diários que ligam Londrina a Campinas (VCP). Nesta sexta-feira (03/02) esteve por aqui, cumprindo os voos 4436-4437, o ERJ-190 de matrícula PR-AZA. Esta aeronave foi entregue à JetBlue em 29/02/2008 e transferido para a Azul em 16/10/2008. Seu serial number (S/N) é 150 e durante os voos de testes na Embraer utilizou o prefixo PT-SAD. Está equipada com motores GE CF34-10E6.
O LDB Spotter deseja muito sucesso para as operações da Azul em Londrina.
Texto e Fotos: José Wilson de Souza Junior
Assinar:
Postagens (Atom)